sábado, 28 de novembro de 2009

Introdução

Comecei a programar com Rails há pouco tempo, ainda esse ano. Creio que eu não tenha completado um semestre de uso.

Ainda assim, aprendi a usar tantos recursos, de forma tão rápida e limpa, que fiquei impressionado. Os códigos são curtos, simples, e inteligíveis; usar Ajax com Rails é tão fácil quanto não usar; a organização torna tudo mais fácil de manter e consertar; usar diferentes SGBD's é mais fácil que instalar uma aplicação pelo Synaptic, entre diversos outros milagres do DRY, REST e MVC, que explicarei mais tarde.

É incrível a curva de aprendizagem desse framework. Em poucas semanas estava conseguindo usá-lo, e quanto mais aprendo sobre ele, mais fácil ele se torna, ao contrário da maioria das bibliotecas e API's.

Não, não tenho toda uma carga de experiência para ensinar qualquer coisa. Mas tenho experiẽncia para ajudar iniciantes em caminhos que eu sofri MUITO para encontrar soluções. DRY e REST são ótimos, mas às vezes é difícil encontrar uma solução assim sem ajuda.

E eu espero aprender mais do que pretendo ensinar. O ensino é um aprendizado, afinal.

2 comentários:

  1. MOcinho, que privilégio ser a primeira a comentar!!
    Bom, o q tenho a dizer é que continue com esta iniciativa que com certeza vai ajudar muita gente. Inclusive a mim, quem sabe...

    ResponderExcluir
  2. Como vc cria um blog de rails e num me avisa?

    o.O

    mas tudo bem!

    Este blog vai me ajudar com certeza...

    =)

    ResponderExcluir